31 de agosto de 2013

Bienal Online com Raquel Pagnos

#3dia Bienal Online!

Hoje a nossa convidada é a autora Raquel Pagnos. Vamos conhece-la um pouco mais?
Então, fique a vontade, pegue um cafézinho  e vem com a gente :-)

Raquel Pagno nasceu em Lages, SC, em 1982. Estudante de Administração de Empresas, trabalha como projetista e cartógrafa. Publicou contos pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, e em outras antologias de diversas editoras. Venceu o Concurso Literário Cora Coralina em 2012 e recebeu o Prêmio Literário Claudio de Souza, na categoria Melhores Contistas. Em Portugal, publicou os livros Rubi de Sangue (2011), Seablue (2012) e em 2013 publicará O Voo da Fênix e Herdeiro da Névoa. É membro correspondente da ALAF (Academia de Letras e Artes de Fortaleza) e da ALG (Academia de Letras de Goiás).


Quem é você como pessoa?

Sou uma pessoa simples, que adora livros e escrever.

Quando começou a paixão pela escrita?

Desde criança. Quando aprendi a escrever, já comecei a montar minhas primeiras estorinhas.

Fale um pouco sobre seus livros. Como venho a inspiração para escreve-los?


Ah, a inspiração vem de todos os lugares... Quando escrevi Seablue, por exemplo, sonhei com transatlântico (com este mesmo nome), e resolvi colocar no papel. Foi o primeiro livro que escrevi.
Depois veio Rubi de Sangue, escrito quando os vampiros estavam “em alta”...rs
Já o Herdeiro da Névoa, nasceu da minha vontade de conhecer Paris. Estava organizando uma viagem para a Europa (que não aconteceu, aliás), e me apaixonei pela Cidade Luz. Coincidentemente, li um livro sobre um estudante brasileiro que foi para Paris em 1950. Foi o que me impulsionou a escrever o livro.

Como foi o processo de publicação?

Eu nunca acreditei que uma editora pudesse se interessar em publicar alguma coisa que eu tivesse escrito. Há muito tempo, vinha guardando meus originais na gaveta, sem pensar em publicação.

Recebi um convite para conhecer um site chamado “Mesa do Editor” e decidi colocar meus textos lá, de brincadeira. Para minha surpresa, comecei a receber e-mails de editoras interessadas em publicar. O problema era que a maioria cobrava para isso. E eu não estava disposta a pagar.

Foi então que conheci a Òmega, de Portugal. Era uma editora nova (em 2010), estava disposta a bancar minha publicação e eu ainda receberia por isso! No começo fiquei com dúvidas, mas decidi aceitar. Assinamos três contratos de uma só vez. Rubi de Sangue foi publicado em 2011, O Voo da Fênix será publicado com previsão para novembro deste ano, e temos mais uma estória indo para o forno...

Logo depois (em 2012), assinei com a Corpos, que publicou Seablue. Os livros desta editora são lindos, todos de capa dura. O problema é que isto inviabiliza sua comercialização aqui no Brasil, pois o preço não é nada acessível...

Meu lançamento, Herdeiro da Névoa, foi publicado pela Editora Chiado, também de Portugal e será comercializado no Brasil. Estou muito contente com a Chiado, são muito atenciosos e profissionais. Foi minha melhor experiência de publicação até agora.

Mas, ainda não desisti de publicar no Brasil. Talvez já no próximo ano...

Deixe uma mensagem para todos aqueles que estão em busca de seus sonhos.

Gente, há oportunidades por todos os lados! Procurem-nas, acreditem, persistam e vão conseguir!
Como eu sempre digo: Se as portas se fecharem, pule a janela!

As redes sociais da autora

Skoob da autora - Site da autora - Facebook da autora

Bate-papo com a autora hoje - 20h na fan page da Bienal Online.

Segundo dia da #BienalOnline, o nosso evento da literatura online.
Conheça os parceiros da nossa Bienal e veja o que eles prepararam para a Bienal Online 
Fiquem de olho, a qualquer hora do dia novas postagens especiais!  


Bienal Online
Aqui é o seu lugar!  





2 comentários:

She disse...

Oba! Não a conhecia, adorei e amei o nome do livro "Herdeiro da Névoa", muito instigante. Mais tarde vou conhecê-la melhor.
Beijo, beijo
She

Maria Silvana Santana disse...

Oie, vi o blog na página de divulgação vim conhecer e seguindo.
Não conhecia a escritora, gente do céu, ela já tem três livros?! Assinou contrato três contrato de uma vez??!! #Desmaio! Rsrs
Desejo mais sucesso ainda para ela *.*
Beliscões carinhosos da Máh :)
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana

 renata massa